terça-feira, 13 de outubro de 2009

Verdade seja dita...Será mesmo?



Todos dizem que deve dizer-se sempre a verdade, mas um dia me aconteceu um fato que me deixando um tanto confuso. Eram pouco mais de duas da tarde quando fui abordado por um rapaz de quase vinte anos me pedindo uma ajuda. Meio desconfiado, me dirigi para dentro do escritório e falei com o individuo por cima do portão. Ele chegou meio cabisbaixo, vestido com uma camisa regata, bermuda de surfista, sandálias de dedo e uma pochete nas costas. Com uma conversinha estranha ele foi chegando dizendo que não era de fazer mal a ninguém, mas que precisava de dois reais para “interar” um baseado, porque ele não era de coisas pesadas, só queria fumar um baseado mesmo. Quando percebi tinha um amigo dele olhando desconfiado do outro lado da rua, chutando o chão e tal, meio assim. Disse que não tinha, e não tinha mesmo, mesmo se tivesse não daria agora já se viu o cara me pedir dinheiro para fumar maconha. Se ele me abordasse pedindo dinheiro para comer, eu poderia até pensar em dar a esmola e ele teria fumado maconha em paz, mas a verdade me deixou perplexo e assustado com a coragem do usuário de drogas desesperado por dois reais para acalmar o vicio.

Veio-me a pergunta: Será que a verdade deve ser dita mesmo? Custe o que custar? Ou será que a maquiagem da mentira soa bem melhor?

Imaginem se todos nós resolvêssemos dizer somente a verdade. Imaginem o marido chegar em casa e dizer para esposa, dona de casa, que passou o dia limpando, lavando e passando: Querida, demorei porque fiquei no bar com uns amigos só de paquera com uma estagiária nova da empresa, que está me dando mole, porque eu disse que seria uma jeito dela ser efetivada na empresa.
Imaginem propaganda de coca-cola dizendo que faz mal para os ossos, de Kuat dizendo que podem provocar câncer no reto, ou de Fanta dizendo que seu produto é pura tinta. A rede globo de televisão dizendo que trabalha em prol da manipulação da cultura brasileira, ditando moda. A record mostrando as verdades da Igreja Universal.

Os vendedores de CD’s pirata informando que aquelas cópias são realmente pirateadas e que o apurado vai para o chefe do morro que avisou na comunidade que está ali só para lucrar mais e que dita as regras do morro porque tem dinheiro, armas e é o mais forte. Alguns chefes religiosos que se dizem representantes de Deus e só estão na terra para enriquecer as custas da fé alheia. Não citarei nomes para não criar polêmica, mas pensem nisso. O professor das Universidades Federais dizendo ao Ministério Publico que não vão as aulas, aplicam provas com conteúdos que nunca deram e tem raiva de trabalhar, mas como é emprego federal, não querem perder. Afinal, estão alí pelo dinheiro, e não pela missão da educação (nem todos). Alguns Jornalistas dizendo que falam bem de governo A ou B porque existe uma cota de patrocinio dos mesmos para manter seu nome na mídia. Alguns empresários dizendo aos seus estagiários que eles estão alí não para aprender, mas para substituir um funcionário que seria muito caro para a empresa, afinal, os encargos trabalhistas são abusivos. A vida seria um caos, não seria?

O mundo seria uma merda de “verdade” porque existem sim as coisas lindas da vida, mas elas só sobrevivem se houver uma mentirinha aqui, outra lá, só para manter a vida na paz.

Mas verdade seja dita, o SIMBORA PARAÍBA está começando a ficar bom, ainda tem muita coisa para ser dita, é verdade, mas aqui é o seu lugar de desabafar.

Eu sou Alberto Pagels, Beto como preferir, e esse foi mais um post do Simbora PB

Um comentário:

  1. De certa forma você está certo, mas também não podemos banalizar tudo e confirma que a verdade não seja boa, lógico que doi, muitas vezes é amarga dura, mas temos que entender que a partir do momento que dizemos a verdade estamos sendo honestos consigo mesmo,hoje em dia tudo e distorcido inventado e manipulado, muitas pessoas agiriam de outra forma que você até poderiam dar o dinheiro por pena ou compaixão pela sinceridade tão rara do drogado, e se falase-mos a verdade não ficaria-mos tão alienados com o que somos temos e vivemos, hoje a humanidade e totalmente distorcida do que se quer e isso se deve a falta da verdade, se existem tantas mentiras e por que não se é acostumado com a verdade. E quando damos essa brecha tudo fica mais fácil como por exemplo fala a mentira que é mas pratico econômico e não provoca tanto estrago...

    ResponderExcluir