quinta-feira, 1 de julho de 2010

BRASIL! MEU BRASIL BRASILEIRO!



Copa do Mundo, que coisa linda, crianças pintadas, pessoas felizes alegria nas ruas, TV’s ligadas e o BRASIL PARADO!

Um estudante pede ajuda a um funcionário da UFPB na quinta-feira, véspera do jogo Brasil X Holanda e o funcionário responde: “Não posso porque amanhã não tem expediente e hoje estou me preparando para o jogo!”

Vejam só, me preparando para o jogo, será que ele vai jogar? Dunga ligou para ele? Não, isso só acontece porque brasileiro só espera uma brechinha para cair na gandaia, ainda mais se funcionário público sem fiscalização como a maioria dos funcionários da UFPB.

Mas o problema não é exclusivo da UFPB não, claro que não, existem os médicos que preferem assistir os Meninos de Dunga, do que atender seus pacientes em casos urgentes. Bancos, lojas de departamento, até mesmo os que não gostam de futebol caem nas graças dos feriados.

Como se o BRASIL já não tivesse feriados demais!

Aí o Brasil perde, que tragédia, Dunga volta a ser burro, leva toda a culpa e o povo vai dizer que o Brasil perdeu porque não levou Ronaldinho, Neymar, Ganso (Com o joelho operado) e por aí vai. O Brasil volta a produzir e acabam os fogos e VUVUZELAS (Que é meu sonho acabarem com essas cornetas de nome mais chato que o som que as mesmas emitem).

Não sou anti-copa não, pelo contrário, amo de paixão copa do mundo, Brasil em campo é coração na mão, gritaria, cerveja gelada e unhas no chão. É aquele olhar fixo, os xingamentos na ponta da língua quando o arbitro não marca a favor da nossa seleção, as dicas para os jogadores que “acredito eu” estejam me ouvindo lá da África, afinal, se for para ouvir alguém, teria que ser alguém aqui da Paraíba, pois estamos no Ponto Mais Oriental das Américas, estamos mais perto da África. Sou do tipo que grita, pula, dá soco nas paredes, chora isso mesmo, do tipo que chora quando a seleção perde. Mas não gosto de parar um dia inteiro de trabalhar porque a Seleção vai jogar às 11 da manhã, isso é um absurdo, perde-se uma tarde inteira de trabalho só para ver a Seleção Brasileira em campo, por isso que o Brasil não vai pra frente, e não porque Dunga joga retrancado.

Aí a Copa termina, aparentemente voltamos as nossas rotinas, e de repente, vem o momento mágico em que colocamos nossa cidadania a prova e elegemos mais “meia dúzia” de marginais no poder. Certo, existem bons políticos, mas a grande maioria njão vale o que o “Gato Enterra”. Aí vem mais feriado, mais tempo perdido na TV, mais ladainha e promessas que sei que nunca serão cumpridas, não por falta de vontade, mas porque no país da roubalheira dos cofres públicos, quando um político quer fazer algo, esbarra na burocracia de certidões e bajulações políticas. Isso tudo em meus belos ouvidos já massacrados por VUVUZELAS e FOGOS DE ARTIFÍCIO.

Brasil! Mostra a tua cara, quero ver quem PAGA pra gente viver assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário